Guilherme Lobo Marchioni

Guilherme Lobo Marchioni es abogado penalista, experto en compliance e investigaciones internas. Se graduó en Derecho en la Facultad de Derecho de São Bernardo do Campo, y tiene un posgrado en Derecho Penal en la Escuela Superior del Ministerio Público.

Está cursando un máster en la Pontifícia Universidade Católica de Sao Paulo, en el núcleo de Filosofía del Derecho.

Tiene una especialización en Derechos Fundamentales en el Instituto Brasileño de Ciencias Penales y en la Universidad de Coimbra, un curso de Compliance en la Fundação Getúlio Vargas y un MBA en Gestión de Riesgos y Compliance en la Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.

  • Certificado por la LEC Certification Board como profesional en Compliance Anticorrupción
  • Miembro de la Comisión de Compliance de la delegación de Sao Paulo del Colegio de Abogados de Brasil.
  • Miembro de la Comisión de Penal Económico y Compliance del Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
  • Director editorial del Instituto Compliance Brasil
  • Miembro del Núcleo de Memoria de la Comisión de Derechos Humanos de la delegación de Sao Paulo del Colegio de Abogados de Brasil.
  • Miembro del Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD)

Publicações

As ciências humanas como fonte e fundamento da coculpabilidade no Direito Penal

Por Guilherme Lobo Marchioni e Matheus Akira Funayama Artigo publicado no boletim do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim), nº 334, ano 28, de setembro de 2020. Resumo: O artigo tem como objetivo propor uma reflexão acerca da aplicação da coculpabilidade sob um ponto de vista interdisciplinar. Para tanto, apresenta breves noções sobre o instituto…

Leia mais

Imposição de condições para o atendimento médico hospitalar emergencial é crime

A garantia de atendimento médico em meio à crise de saúde enfrentada atualmente é uma manifestação dos Direitos Humanos. Por isso o respeito aos médicos, enfermeiros e profissionais da saúde é essencial, mais ainda, aproximação destes aos pacientes deve ser a mais direta possível nas presentes condições. O papel do profissional de saúde neste momento…

Leia mais

O processo de Tiradentes e sua surpreendente semelhança com atuais procedimentos penais

No dia 21 de abril comemoramos o feriado nacional de Tiradentes, data em que homenageamos Joaquim José da Silva Xavier, brutalmente morto por ordem da coroa portuguesa no ano de 1792, uma vez que foi condenado por supostamente ser um dos líderes da Inconfidência Mineira. O feriado nacional serve a recordar a execução de Tiradentes,…

Leia mais