Guilherme Lobo Marchioni

Guilherme Lobo Marchioni é advogado criminalista, especialista em compliance e investigações internas. Graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e é pós-graduado em Direito Penal pela Escola Superior do Ministério Público.

Possui especialização em Direito Fundamentais pela Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e Universidade de Coimbra, cursou extensão em Compliance pela Fundação Getúlio Vargas e em Contabilidade para não contadores e prevenção ao crime de lavagem de dinheiro na Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras.

  • Certificado pela LEC Certification Board como profissional em Compliance Anticorrupção.
  • Membro do Conselho Editorial do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.
  • Diretor editorial do Instituto Compliance Brasil.
  • Membro do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD).

Publicações

Em tempos de pandemia, é preciso usar a tecnologia a favor do jurisdicionado

Artigo publicado no Consultor Jurídico. O momento de pandemia que estamos vivendo, com necessidade de isolamento físico, mortes em inúmeros locais do mundo e a imediata suspensão das atividades de inúmeros tribunais reflete um cenário que deve servir para pensarmos o que se pode mudar no Judiciário brasileiro. E em especial garantir a ininterrupta prestação…

Leia mais

A voz de prisão do particular contra quem divulga símbolos nazistas

Durante o ano de 2019 o Brasil experimentou um significativo aumento na veiculação de discursos de ódio. Muitas foram as notícias que escandalizaram a sociedade, e uma das mais recentes foram atos públicos de cidadãos apoiando o nazismo. O primeiro deles é um homem, em um bar localizando em Minas Gerais, que foi flagrando ostentando…

Leia mais

Dever de sigilo na investigação defensiva frente às prerrogativas da advocacia

O Provimento 188/2018 do Conselho Federal da OAB é um marco normativo para o exercício pleno da advocacia e do direito à ampla defesa, sobretudo na área criminal — mas não restrita a ela. O provimento oferece diretrizes para a advocacia praticar a investigação defensiva, tema que vem ganhando notoriedade no país (ainda que com…

Leia mais