Guilherme Lobo Marchioni

Guilherme Lobo Marchioni é advogado criminalista, especialista em compliance e investigações internas. Graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e é pós-graduado em Direito Penal pela Escola Superior do Ministério Público.

Possui especialização em Direito Fundamentais pela Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e Universidade de Coimbra, cursou extensão em Compliance pela Fundação Getúlio Vargas e em Contabilidade para não contadores e prevenção ao crime de lavagem de dinheiro na Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras.

  • Certificado pela LEC Certification Board como profissional em Compliance Anticorrupção.
  • Membro do Conselho Editorial do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.
  • Diretor editorial do Instituto Compliance Brasil.
  • Membro do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD).

Publicações

Imposição de condições para o atendimento médico hospitalar emergencial é crime

A garantia de atendimento médico em meio à crise de saúde enfrentada atualmente é uma manifestação dos Direitos Humanos. Por isso o respeito aos médicos, enfermeiros e profissionais da saúde é essencial, mais ainda, aproximação destes aos pacientes deve ser a mais direta possível nas presentes condições. O papel do profissional de saúde neste momento…

Leia mais

O processo de Tiradentes e sua surpreendente semelhança com atuais procedimentos penais

No dia 21 de abril comemoramos o feriado nacional de Tiradentes, data em que homenageamos Joaquim José da Silva Xavier, brutalmente morto por ordem da coroa portuguesa no ano de 1792, uma vez que foi condenado por supostamente ser um dos líderes da Inconfidência Mineira. O feriado nacional serve a recordar a execução de Tiradentes,…

Leia mais

Desencarceramento em meio à pandemia

Em poucos dias a disseminação do Coronavírus tomou de assalto o Brasil e o mundo. Medidas como o isolamento social e quarentena vêm sendo aplicados como recomendação máxima, com o objetivo de evitar que o contágio pela doença cause colapso no já fragilizado sistema de saúde pública, circunstância que tem um sério potencial para gerar…

Leia mais