Guilherme Lobo Marchioni

Guilherme Lobo Marchioni é advogado criminalista, especialista em compliance e investigações internas. Graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e é pós-graduado em Direito Penal pela Escola Superior do Ministério Público.

É Mestrando na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no núcleo de Filosofia do Direito.

Possui especialização em Direito Fundamentais pela Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e Universidade de Coimbra, possui curso em Compliance pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Gestão de Riscos e Compliance pela FECAP.

  • Certificado pela LEC Certification Board como profissional em Compliance Anticorrupção
  • Membro da Comissão de Compliance da OAB/SP
  • Membro da Comissão de Penal Econômico e Compliance do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
  • Diretor editorial do Instituto Compliance Brasil
  • Membro do Núcleo de Memória da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP
  • Membro do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD)

Publicações

As ciências humanas como fonte e fundamento da coculpabilidade no Direito Penal

Por Guilherme Lobo Marchioni e Matheus Akira Funayama Artigo publicado no boletim do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim), nº 334, ano 28, de setembro de 2020. Resumo: O artigo tem como objetivo propor uma reflexão acerca da aplicação da coculpabilidade sob um ponto de vista interdisciplinar. Para tanto, apresenta breves noções sobre o instituto…

Leia mais

Imposição de condições para o atendimento médico hospitalar emergencial é crime

A garantia de atendimento médico em meio à crise de saúde enfrentada atualmente é uma manifestação dos Direitos Humanos. Por isso o respeito aos médicos, enfermeiros e profissionais da saúde é essencial, mais ainda, aproximação destes aos pacientes deve ser a mais direta possível nas presentes condições. O papel do profissional de saúde neste momento…

Leia mais

O processo de Tiradentes e sua surpreendente semelhança com atuais procedimentos penais

No dia 21 de abril comemoramos o feriado nacional de Tiradentes, data em que homenageamos Joaquim José da Silva Xavier, brutalmente morto por ordem da coroa portuguesa no ano de 1792, uma vez que foi condenado por supostamente ser um dos líderes da Inconfidência Mineira. O feriado nacional serve a recordar a execução de Tiradentes,…

Leia mais