Guilherme Lobo Marchioni

Guilherme Lobo Marchioni é advogado criminalista com sólida experiência em Direito Penal Empresarial, compliance e investigações internas.

É Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no núcleo de Filosofia do Direito e graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

Autor de diversos artigos e capítulos de livros sobre Direito Penal, Compliance e Direito Constitucional. E autor da obra “autoritarismo líquido e anticorrupção: medidas de exceção à espreita em discursos e normas de combate à corrupção”.

Possui especialização em Direito Fundamentais pela Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e Universidade de Coimbra, possui curso em Compliance pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Gestão de Riscos e Compliance pela FECAP. É pós graduado em Direito Penal e Processo Penal pela Escola Superior do Ministério Público e em Direito Penal e Criminologia pela PUC do Rio Grande do Sul.

É membro da comissão de prerrogativas da OAB/SP e membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.

Publicações

Somos arrebatados pela catastrófica informação de que 33 milhões de brasileiros estão passando fome. São 14 milhões de pessoas a mais do que o quadro de 2020, esse é um grave retrocesso à situação de insegurança alimentar vivida pelo país nos períodos anteriores a 2003, quando iniciou os programas Fome Zero e o Bolsa Família.…

Read More

As ciências humanas como fonte e fundamento da coculpabilidade no Direito Penal

Por Guilherme Lobo Marchioni e Matheus Akira Funayama Artigo publicado no boletim do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim), nº 334, ano 28, de setembro de 2020. Resumo: O artigo tem como objetivo propor uma reflexão acerca da aplicação da coculpabilidade sob um ponto de vista interdisciplinar. Para tanto, apresenta breves noções sobre o instituto…

Read More

Imposição de condições para o atendimento médico hospitalar emergencial é crime

A garantia de atendimento médico em meio à crise de saúde enfrentada atualmente é uma manifestação dos Direitos Humanos. Por isso o respeito aos médicos, enfermeiros e profissionais da saúde é essencial, mais ainda, aproximação destes aos pacientes deve ser a mais direta possível nas presentes condições. O papel do profissional de saúde neste momento…

Read More